Posts Recentes

Inauguração de Biblioteca marca o Dia Internacional da Cidade Educadora


O Município de Tábua assinalou o Dia Internacional da Cidade Educadora, comemorado a 30 de novembro, com a inauguração da Biblioteca da Escola Básica de Mouronho, um espaço totalmente renovado pelo Município, no seguimento das obras de requalificação efetuadas, e que atualmente tem à disposição dos alunos 400 livros, devidamente tratados e organizados pela Biblioteca Pública Municipal João Brandão, que podem ser requisitados e partilhados com a família, incentivando assim o gosto pela leitura.


O espaço foi inaugurado pelo Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Cruz, numa sessão que contou ainda com as presenças da Vereadora da Educação, Susana Mendes, do Presidente da Junta de Freguesia de Mouronho, António Gouveia, do diretor do Agrupamento de Escolas de Tábua, Sidónio Costa, da bibliotecária da Biblioteca Pública Municipal João Brandão, Ana Paula Neves, e do Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares, António Neves.


Marcaram ainda presença o Vice-presidente da Autarquia, António Oliveira, o Vereador da Cidadania Ativa e Juventude, David Pinto, e o Presidente da Tuna Mouronhense, Amílcar Martins.


A Vereadora da Educação, Susana Mendes, iniciou a sessão com a leitura pública da Declaração institucional do Dia Internacional da Cidade Educadora, este ano com o lema “A Cidade Educadora não deixa ninguém para trás”, realçando também a importância de se continuar a garantir uma educação de qualidade para todos, reforçando o papel das bibliotecas, dos livros e da leitura no crescimento dos alunos.


Seguiram-se os discursos da bibliotecária da Biblioteca Pública Municipal, Ana Paula Neves, e do Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares, António Neves, que salientaram o papel das Bibliotecas não só na correção das desigualdades e no aumento do conhecimento, mas também como espaço de inspiração e de experiências enriquecedoras para a vida.


Para o Presidente da Junta de Freguesia de Mouronho, António Gouveia, a criação desta Biblioteca é o culminar de uma obra de requalificação de extrema importância para a Freguesia, “a continuidade da Escola Primária de Mouronho é um motivo de orgulho para os Mouronhenses”.


Nos discursos proferidos pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Cruz, e pelo Diretor do Agrupamento de Escolas de Tábua, Sidónio Costa, foi sublinhada a importância da cooperação que tem sido estabelecida entre as duas instituições ao nível da educação e da cultura, que se tem traduzido num aumento da oferta de iniciativas e serviços e da sua qualidade, “sendo esta Biblioteca um excelente exemplo”.


fonte: https://www.facebook.com/municipiodetabua