CASA DO POVO DE MOURONHO

«A Casa do Povo de Mouronho é uma IPSS, com sede na freguesia de Mouronho, concelho de Tábua, distrito de Coimbra. A instituição encontra-se em funcionamento desde 1990, inicialmente com o apoio jurídico da Fundação Sarah Beirão, desde 1998 como IPSS. Os órgãos sociais da Instituição são constituídos exclusivamente por um grupo de senhoras da freguesia que exercem as suas funções desde há 12 anos, dando um novo rumo e dinâmica aos destinos da mesma. A Casa do Povo de Mouronho tem vindo a intervir na área da população idosa com as valências de Centro de Dia e Apoio Domiciliário, e estende também a sua actuação ao campo da Infância e Juventude através das Actividades de Tempos Livres (ATL) e, presentemente, com a nova valência de Creche. O Centro de Dia funciona de segunda-feira a sábado e feriados, abrangendo cerca de 30 utentes permanentes e 32 em Apoio Domiciliário, aos quais é feito o fornecimento de refeições e sua distribuição, a prestação de higiene pessoal, tratamento de roupas, limpeza da habitação, acompanhamento em serviços de saúde e outros de índole social. No que concerne, à Infância e Juventude o apoio abrange cerca de 20 crianças que frequentam as Actividades de Tempos Livres e às quais é garantido o transporte conjuntamente com a Junta de Freguesia de Mouronho pelos diversos lugares da Freguesia. Ainda no campo da intervenção junto das camadas mais jovens têm sido desenvolvidas actividades que visam proporcionar novas experiências e conhecimentos, tais como cursos de informática, trabalhos manuais, atelier de pintura, pequenas comemorações, cinema, passeios a locais de interesse, recreio e desporto, dispondo ainda a Instituição de espaços físicos envolventes que, depois de efectuadas as obras necessárias, poderão ser aproveitados para a prática desportiva, lazer e diversão. A prestação de todos estes serviços passa por uma equipa constituída por 16 pessoas, que procuram dar os apoios necessários aos idosos e famílias, e ao mesmo tempo promover a integração adequada de este serviço/equipamento na comunidade, o que sem dúvida origina uma melhoria das condições de vida dos utentes que passam a usufruir de um acolhimento mais familiar e de um serviço de qualidade. O Curso de Português 2ª Língua para estrangeiros residentes no concelho e concelhos limítrofes tem merecido a melhor adesão e aceitação por parte dos cidadãos residentes (belgas, holandeses, ingleses e alemães). Este último curso, já na 4ª edição, tem permitido uma melhor integração dos participantes no meio e tem-se revelado como um espaço de convívio, partilha de hábitos culturais e de costumes. Ainda no âmbito das actividades dirigidas à população local está a decorrer um curso de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências para a obtenção do 9º ano de escolaridade, constituído por 2 turmas em horário pós-laboral. A Casa do Povo de Mouronho abriu em Janeiro de 2007 uma nova valência de Creche. Com este novo equipamento pretende-se apoiar 33 crianças com idades compreendidas entre os 3 meses e os 3 anos de idade, residentes na freguesia e em todo o concelho de Tábua, podendo estender-se a concelhos vizinhos, proporcionando um espaço onde a criança se vai sentir tranquila e valorizada. É este o objectivo desta nova Creche que nasceu, acima de tudo, para dar resposta à procura de soluções por parte dos pais, funcionando também como um incentivo para atrair e fixar camadas mais jovens e população activa.»