Praia Fluvial da Ronqueira - Rio Alva

A freguesia de Mouronho é dominantemente destacada pela sua paisagem agrícola e florestal, num relevo marcadamente acidentado entre vales e montes.

Rio Alva, praia fluvial da Ronqueira.

A freguesia de Mouronho é a mais a S, SE do concelho, limitando-nos (freguesia e concelho) pelo rio Alva do concelho vizinho, Arganil.

O rio assume enorme importância nesta freguesia, não só a nível agrícola, propiciando o cultivo de diferentes espécies, como o milho, mas sobretudo a nível turístico, através da criação da (única) praia fluvial da Ronqueira.

O rio Alva apresenta-se nesta zona agradavelmente liberto de poluição, o que motivou a dotação de infra-estruturas necessárias para a criação da referida praia fluvial.

Pode passar-se aqui uma agradável tarde de Verão, usufruindo do fresco das águas e do arvoredo circundante. Por outro lado, a praia fluvial está também dotada de um bar e casas de banho para uso da população.

Há ainda a oportunidade para os adeptos de exercício ao ar livre de fazer várias caminhadas, subindo pela colina que se apresenta mesmo atrás do bar da praia fluvial, desfrutando das cores e cheiros das matas.

Agora uma praia acessível a todos!