Espectáculo de teatro - criação TEATRO PERRO

Mouronho dia 10 Junho - 21h00m - Comissão de Melhoramentos

Tendo como ponto de partida o conceito de cicatriz nas suas diferentes significações, e uma das ideias fundamentais da disciplina filosófica Semântica Geral: o mapa não é o território (Alfred Korzybski), o projecto CICARE levou a cabo uma fase de investigação na comunidade com recolhas de histórias e eventos com ligação à nossa região, tendo em conta as marcas que permanecem nos sujeitos, na comunidade – as suas cicatrizes. Este longo e complexo processo resultou em mais de setenta páginas de material que foi trabalhado posteriormente pelos alunos da oficina para adultos, num processo criativo com direcção artística, dramaturgia e encenação de Gi da Conceição (TEATRO PERRO).

Extraídos da nossa comunidade, os relatos recolhidos transportam cicatrizes íntimas, familiares, cicatrizes com ou sem carne, cicatrizes na memória ou da falta dela, através das quais revisitamos as últimas décadas da nossa história colectiva recente. Não fogem a temas como a religião, a violência, a guerra colonial, a doença, a morte, a solidão, os retornados, a ditadura. Histórias do interior, daquilo que somos feitos, da terra onde vivemos.

Baseado em depoimentos reais, o espectáculo apresenta um mundo ficcional inspirado no nosso território, traçando um mapa que não sendo verdade, é parte dela. Não pretende ser um retrato nem uma homenagem, mas é uma cartografia emocional despudorada da nossa terra. CICARE é um projecto que vive da generosidade de dezenas de pessoas e do talento dos alunos da nossa oficina. Desafiadas pelo município, a Companhia de TEATRO PERRO e a GAMBIARRA – Associação Cultural construíram este espectáculo de teatro com o objectivo de o apresentar no concelho de Tábua, através de uma digressão em 2019 por todas as freguesias. Produção: Teatro Perro | Gambiarra Criação: Gi da Conceição Duração estimada: aprox. 50 min. Interpretação: Ana Cristina Campos, Ana Martins, Diogo Gonçalves, Inês Loureiro, Otília Fonseca, Palitó, Paula Eliseu, Paulo Rodrigues GRATUITO Para mais informações contacte: teatro.perro@hotmail.com