Posts Recentes

Praia Fluvial da Ronqueira, uma praia acessível a todos

A Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, o Presidente da Câmara Municipal de Tábua, Mário de Almeida Loureiro, e o Presidente da Junta de Freguesia de Mouronho, António Gouveia, descerraram na tarde de ontem a placa de inauguração da Requalificação da Praia Fluvial da Ronqueira, uma obra há muito desejada por todos os tabuenses e que neste ano de 2020 se tornou uma realidade.

Estiveram também presentes na cerimónia oficial de inauguração, o Diretor Executivo da ADXTUR, Rui Simão, o Vice-presidente da Autarquia, Ricardo Cruz, os Vereadores António Oliveira e Sílvia Ferreira, e demais autarcas e convidados.

A obra de requalificação desta zona balnear da Ronqueira é fruto da candidatura denominada de Praia Fluvial da Ronqueira – Uma praia acessível, efetuada pelo Município de Tábua ao Turismo de Portugal, linha de Apoio ao Turismo Acessível, traduzindo-se num investimento de 356.194,87 €.

Este lugar, fortemente caracterizado por paisagens rurais e florestais nas margens do rio Alva, distingue-se pela aposta no Turismo acessível, tanto para pessoas com mobilidade reduzida, como com insuficiência visual e/ou auditiva, dispondo de espaços próprios para parqueamento, sanitários e balneários, cadeira anfíbia e uma plataforma elevatória para o acesso entre o nível da praia e do bar, que foi rebaixado para permitir acessibilidade a todos.

A praia possui ainda bengalas, um andarilho e inclui sinalética em português, inglês e braille. As informações e pictogramas têm dimensões maiores e não esquece uma área para estadia de cães guia, com bebedouros.

A plataforma com solário e as características arquitetónicas do bar e demais edifícios de apoio, permitem um bonito enquadramento da zona balnear.

Nas imediações, o parque de merendas, localizado num olival, dispõe de mesas e churrasqueira e é um excelente local de descanso de caminheiros, praticantes de BTT e viajantes.

A Praia Fluvial da Ronqueira torna-se, assim, num dos pontos turísticos de passagem obrigatória no Concelho de Tábua, tornando-se também num dos ex-líbris da Freguesia de Mouronho.

De salientar ainda a presença neste espaço, e no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Juventude, do Oskar DJ, que animou a tarde dos banhistas.

texto e imagens: Município de Tábua